Caso não consiga visualizar esta mensagem, clique aqui.
Acreditar | Boletim Informativo

O 1º Prêmio Fundação Volkswagen, foi lançando em 05 de julho de 2019, marcando os 40 anos de atuação da fundação e tem como objetivo apoiar organizações sem fins lucrativos que desenvolvam tecnologias sociais e educacionais inovadoras, fortalecendo projetos relacionados às causas abraçadas pela Fundação: Mobilidade Urbana, Mobilidade Social e Inclusão de Pessoas com Deficiência. E foi realizado em parceria com a Yunus Corporate Social Innovation, unidade da Yunus Negócios Sociais, empresa ligada ao Nobel da Paz Muhammad Yunus e referência mundial no apoio e desenvolvimento de negócios com foco em impacto social e ambiental. A Acreditar através do projeto “As Marias”, foi um dos projetos inscritos e foi uma bela trajetória desde a inscrição, entrevista, anúncio dos finalistas, aceleração e premiação. O projeto “As Marias” têm como objetivo fomentar atividades produtivas lideradas por mulheres de baixa renda com atuação em diversos segmentos de negócios tais como: comércio, serviço, indústria e agricultura familiar, por meio da educação empreendedora, Microcrédito Orientado, gênero e desenvolvimento local.

Durante os três meses de aceleração nós pudemos trabalhar com diversos profissionais sobre diferentes temas para desenvolvimento das nossas organizações, desenhando caminhos para alavancar e sustentar o impacto do nosso trabalho. Depois de mais um encontro de muito aprendizado, troca e colaborações, e também seis apresentações, foram anunciadas no dia 28/11 as três organizações vencedoras, a Acreditar com o projeto As Marias foi vencedora na categoria de Mobilidade Social, O projeto "Viver de Bike", do Instituto Aromeiazero (Mobilidade Urbana) e "Imersão Maker" do Instituto MeViro (Inclusão de Pessoas com Deficiência).

Em 2020 seguimos juntos construindo essa parceria já firmada em 2019, a fim de ampliar o impacto social e tornar o projeto cada vez mais sustentável. Nós da Acreditar queremos agradecer a oportunidade de podermos viver um processo tão rico, de fortalecimento e de profissionalização. Seguimos acreditando como a Fundação também acredita, que é fomentando inovações e estratégias de negócios de impacto social, junto ao terceiro setor que podemos trazer mudanças incríveis para sociedade, por isso trabalhamos pela inclusão produtiva e empoderamento de mulheres. Viva As Marias!!! E a mais oportunidade e expansão do trabalho da Acreditar nas comunidades.

Lilian Prado – Co-fundadora e Diretora Institucional

Carteira de Microcrédito
Carteira de Microcrédito

Daiane iniciou o seu empreendimento por falta de trabalho, já sabia escovar e chapear cabelos, habilidades aprendidas nos cabelos de suas primas, tias, mãe e colegas de escola. Relembra que seu cônjuge foi quem lhe incentivou a fazer cursos na área, afim que pudesse ter seu próprio salão de beleza. E depois de fazer alguns cursos na área de beleza, começou o empreendimento na sala de casa e a cada semana sua clientela foi aumentando. Durante a visita a empreendedora fala com orgulho do seu bom atendimento e produtos de qualidade, é clara a alegria em poder está realizando o sonho do negócio próprio.

O negócio sempre foi grande pela garra e sonho de Daiane, em fazer o negócio acontecer, mas tinha um capital de giro pequeno o que limitava o empreendimento. E foi a partir desse desafio que ficou sabendo da Acreditar e das “Marias”, acessando o programa para comprar uma cadeira para escovar cabelos e o lavatório, antes utilizava uma cadeira da cozinha.

A partir do programa “As Marias” já realizou o sonho de comprar seus equipamentos, recebe apoio, orientação e acompanhamento.” É muito importante esse apoio para a gente poder desenvolver o negócio, me sinto orgulhosa e agradecida pela confiança e oportunidade, pois o programa me apoiou na hora que mais precisava”, ressalta Daiane.

Bruna Santos – Agente de Desenvolvimento do Empreendedorismo - ADE.


Conhecendo outros empreendedores