Caso não consiga visualizar esta mensagem, clique aqui.
Acreditar | Boletim Informativo


No último dia 19 de outubro comemoramos 13 anos de existência, parece que foi ontem que estávamos no Serta – Serviço de Tecnologia Alternativa, discutindo sobre como criar o banco dos sonhos, que pudesse apoiar o sonho das pessoas, que pudesse oportunizar aos jovens o direito de empreender, que priorizasse a agricultura familiar, que ensinasse os jovens a lidar com dinheiro e que contribuisse para que as nossas cidades se desenvolvessem, para então pudéssemos ter oportunidade de trabalho e renda localmente. Os sonhos sempre nos embalaram o coração e foi assim que passamos a apoiar mais pessoas além dos jovens, incluímos pessoas das comunidades, em especial as mulheres. Hoje temos o maior orgulho e alegria de ter contribuido para o projeto empreendedor de cerca de 11.000 mil pessoas em cinco cidades do interior de Pernambuco, e por dois anos em duas cidades do Ceará.

Nesses anos aprendemos muito, descobrimos a educação financeira para ajudar as pessoas a pouparem, construímos um modelo de plano de negócio que falasse a linguagem de pessoas, aprendemos sobre gênero e descobrimos que aqui na Bacia Goitá, Pernambuco, nordeste do Brasil, independente do nome, nosso sobrenome será sempre “MARIA”. “As Marias”, projeto da Acreditar que além de trabalhar a dimensão de empreendedorismo, trabalha também a equidade de gênero e as mulheres representam 74% do público atendido pela instituição. Esse caminho e legado, só foi possível porque tivemos muitas pessoas nessa trajetória que estiverem conosco nas certezas, nos medos, nas lágrimas, nas conquistas, em todos os desafios, nos reconhecimentos, em cada aprendizado, sentimento de missão cumprida e gratidão.

E foi assim que no dia 22 de Outubro, celebramos com empreendedoras, associadas (os), Conselheiras (os), equipe, parceiros, organizações locais, Governo municipal e amigos, esse marco tão importante. Abdalaziz de Moura obrigada por estar conosco e compartilhar sua experiência e por nos inspirar como sempre; ao grupo de Mamulengo liderado por Edjane Lima, foi lindo ver e ouvir as narrativas das nossas histórias. Izabel Santos, do centro das Mulheres do Cabo de Santo Agostinho, com toda sua experiência e garra. Acreditar significa crer, ter confiança; acreditar que é possível. Obrigada a todas (os) que já fizeram ou fazem parte dessa trajetória. #Feliz13anosAcreditar !

Lilian Prado – Co-fundadora e Diretora Institucional

Carteira de Microcrédito
Carteira de Microcrédito

Marcos iniciou sua criação de animais bem jovem em uma propriedade cedida pelos seus familiares, no começo era apenas uns cavalos (animal preferido), que Marcos montava e participava de cavalgadas na cidade. O jovem empreendedor percebeu que podia ter uma renda se começasse a criar animais para vender. A fim de aproveitar a oportunidade, comprou animais de agricultores vizinhos, assim não teve custo com transporte e ajudou a circular o dinheiro na própria comunidade. Na visita o empreendedor lembra de vários trabalhos formais que realizou na região e de nunca ter deixado de empreender.

Nós conhecemos Marcos em 2012 por meio de uma empreendedora atendida pela instituição e desde então acompanhamos o trabalho e esforço do empreendedor de perto. Atualmente Marcos conta com ajuda de uma pessoa da comunidade que apoia na criação de porcos e nos cuidados dos animais, porque o jovem trabalha formal em uma empresa da cidade, mesmo assim o empreendedor dedica meio expediente do seu dia para estar a frente de seu negócio. O jovem fala com muito orgulho de tudo que já conquistou através do seu empreendimento e afirma que empreender foi o melhor caminho para sua vida.

Lucimar Veras - Agente de Desenvolvimento do Empreendedorismo -(ADE)


Conhecendo outros empreendedores