Caso não consiga visualizar esta mensagem, clique aqui.
Acreditar | Boletim Informativo

Segundo o site do G1 em 23 de fevereiro de 2018, o desemprego é maior entre os jovens brasileiros. De 14 a 17 anos representam 39% e entre 18 a 24 anos 25,3% dos desempregados do país. Culturalmente o mercado de trabalho não deposita muita crença em oportunizar os jovens, que ainda não tiveram experiências de trabalho, a conseguirem essa inserção.

A Acreditar surgiu em 2001 num contexto rural, ainda como Fundo Rotativo, observando índices migratórios altos de jovens, que iam embora para grandes cidades, principalmente Rio e São Paulo, em busca de oportunidades de trabalho e emprego. Foi a partir dessa constatação, de que deveria haver mais chances para os jovens permanecerem em suas cidades, com seus familiares e suas raízes, que a Acreditar começou a investir em empreendimentos juvenis e contribuir para promoção do desenvolvimento local.

Desde então, já foram apoiados cerca de 4.500 de empreendimentos de jovens. Ao longo de todo trabalho, a Acreditar percebeu que há vários impactos sociais diretos, visíveis, mensuráveis e transformadores na vida dos jovens, de suas famílias e da economia local. Mensuramos aqui apenas 03 deles: A força juvenil inovadora. Identificamos que o jovem quando consegue a oportunidade de montar seu próprio negócio, é mais atento as novidades do mercado e têm mais flexibilidade em entendê-las e implementá-las, isso traz um novo tom para economia local e agrega valor aos empreendimentos. Além disso, os jovens estão mais propensos a implementarem controles de gestão, incluindo o plano de negócios antes mesmo de iniciarem as atividades.

Mais dignidade e autoconfiança; os jovens ocupados e tendo acesso a renda, sentem-se mais confiantes e com sentimento de dignidade e pertencimento, não se sentem deslocados socialmente. Aquecimento da rede econômica local, ao iniciarem suas ideias de negócio, os jovens conectam-se com a rede local, tanto de fornecedores quanto de clientela. Por estarem mais antenados a tendências mais amplas, trazendo informações do que acontece nacionalmente, para o aspecto regional; os jovens possuem mais persistência, inovação e com corresponsabilidade com a cadeia sustentável.

Tem crescido bastante os jovens que investem nas áreas rurais, com agricultura orgânica e criação de animais e isso nos orgulha bastante. Para a Acreditar é muito importante continuar investindo e incentivando negócios de jovens e continuar contribuindo para transformações de vidas e realidades!

Jaqueline Nascimento - Diretora Adm. e Financeira

Carteira de Microcrédito
Carteira de Microcrédito


Davilla, começou a empreender por falta de emprego, como sua família morava no sítio e vivia da agricultura, foi daí o incentivo de iniciar a plantação de hortaliças orgânicas. Antes de iniciar, buscou informações ,fez cursos e começou a produzir, um dos fatores fundamentais foi o apoio dos seus pais e cônjuge em todo o processo. Lembra-se que seu cônjuge começou fazendo os canteiros e que a cada semana que se passava aumentava mais um, agora com uma boa produção, o desafio era conseguir vender. Davilla foi em busca de pessoas em sua rede e conseguiu a 1ª feira orgânica, ainda se recorda da imensa alegria de conseguir ter como vender seus produtos.

Depois de conseguir produzir e comercializar, o sonho agora era poder expandir a produção e o seu capital de giro, a empreendedora começou com pouco recurso, o maior de todos os recursos foi o seu trabalho e de sua família. Nesse processo de busca por fortalecimento do seu negócio lembrou-se que sua cunhada era parte do programa de microcrédito da Acreditar, foi então que decidiu também acessar o programa das “Marias”, para fortalecer e expandir seu empreendimento da agricultura familiar. Depois do primeiro acesso ao programa, a empreendedora conquistou sua 2ª feira orgânica em Recife, outra grande alegria. Olhando toda trajetória a empreendedora se sente feliz e orgulhosa por todas as conquistas até o momento. Sabe o quanto é importante o apoio da Acreditar e deixa claro o quão foi fundamental a confiança da instituição em sua capacidade empreendedora no momento em que mais precisava.

Bruna Santos – Agente de Desenvolvimento do Empreendedorismo - ADE


Conhecendo outros empreendedores