Caso não consiga visualizar esta mensagem, clique aqui.
Acreditar | Boletim Informativo

Dia 26 de Agosto é dia internacional da Igualdade de Gênero e nada melhor que começar falando sobre o empoderamento feminino. Um tema que está muito em alta, mas que é mais que modismo, empoderar uma mulher é dar o poder dela fazer livres escolhas, sem depender de terceiros ditando o que ela deverá fazer, isso é o maior ganho que uma mulher pode conquistar. De acordo com a ONU Mulheres “empoderar mulheres e promover a equidade de gênero em todas as atividades sociais e da economia são garantias para o efetivo fortalecimento das economias, o impulsionamento dos negócios, a melhoria da qualidade de vida de mulheres, homens e crianças e para o desenvolvimento sustentável”.

Na sociedade que vivemos, ainda persiste uma desigualdade entre homens e mulheres, principalmente quando se trata de renda, onde muitas mulheres não têm acesso ao trabalho e a renda, na sua maioria aquelas que trabalham ganham menos que o sexo oposto, exercendo funções de mesma natureza. Empoderamento da mulher tem tudo a ver com a independência financeira e é a chance de mudar o rumo da sua própria história. A partir do momento que tomamos conta da nossa vida financeira, fica mais fácil nos livrarmos da condição de vulnerabilidade, como a violência doméstica.

Investir em mulheres é uma das formas mais eficientes de diminuir as desigualdades de gênero e social e favorecer crescimento econômico. Quando uma mulher é empoderada e financeiramente independente muda não apenas a sua vida, mas também a vida de sua família, tornando-a mais saudável, educada e a comunidade mais desenvolvida. Para o homem, ter dinheiro é ter poder, mas para as mulheres ter dinheiro é sinônimo de segurança de uma vida mais humana e digna, dinheiro guardado e bem investido em seu empreendimento é poder de escolha. Uma das estratégias que a Acreditar utiliza como mecanismo de inclusão das mulheres, na vida financeira, é através do Projeto “As Marias”, onde se faz orientação e concessão de recurso para investimento no sonho empreendedor, podendo a mulher já possuir um negócio ou apenas ter um sonho, uma ideia. O projeto tem como objetivo fortalecer o protagonismo da mulher, mostrando meios para mulher ter sua própria renda. Podemos perceber o quão importante é o trabalho e iniciativas como esta da Acreditar, para o empoderamento feminino para com o enfrentamento da violência doméstica. Uma empreendedora atendida pela Acreditar afirmou “tenho meu negócio, minha renda, me sinto livre” empoderar as mulheres e criar condições para que exerçam todas as suas capacidades já desenvolvidas ou não, sim é promover a liberdade.

Laís Lima - Assistente Administrativa/Financeira.

Carteira de Microcrédito
Carteira de Microcrédito


Rosa começou a empreender pela necessidade de ter sua independência financeira, relembra que aos 15 anos pediu a sua mãe, empreendedora experiente, alguns cosméticos para ganhar seu próprio dinheiro. Pegou as joias e os cosméticos e começou a vender para suas amigas e conhecidos. No começo é sempre desafiador vender, receber e reinvestir no negócio, no entanto ter o apoio e referência de sua mãe, foi importante para fazer o negócio se firmar e crescer.

Hoje Rosa está casada, tem um filho e segue firme empreendendo, nesses anos ganhou muita experiência e vem aprimorando seu negócio, na forma de vender e na diversidade de produtos oferecidos. Desde que nos conhecemos a empreendedora vem identificando boas oportunidades de negócios, além de investir nas joias e cosméticos investe também em produção e vendas de salgados. Rosa conseguiu uma lanchonete cedida em um bom espaço na cidade aonde produz vários salgados, que são vendidos por seu marido, em toda a cidade com uma bicicleta. Na visita vimos orgulho e força pelo negócio ser capaz de gerar toda a renda familiar e ainda por conseguir pagar a escola para o filho. Rosa é dedicada, criativa e muito comprometida com o negócio, é bonito de ver cada vez mais o negócio aumentando sua clientela e as vendas. Além de toda força de Rosa vimos uma pessoa que dá sempre o seu melhor em tudo que faz, o resultado de tanto trabalho são produtos com grande qualidade.

Natane Santos - Agente de Desenvolvimento do Empreendedorismo - (ADE)


Conhecendo outros empreendedores